Dúvidas frequentes

Qualquer nova dúvida, contate-nos (21) 99695 3045

Qualquer pessoa maior de idade cadastrada na Fierj pode solicitar um empréstimo com o Guemach, desde que possua um fiador também cadastrado na Fierj e aprovado pelo comitê de crédito.


Qualquer pessoa, cadastrada na FIERJ, que possua patrimônio e liquidez financeira para dar conforto ao comitê de crédito, desde que não seja pai, mãe, filho, ou neto do solicitante.


O comitê de crédito procura um fiador que seja capaz de honrar a dívida do mutuário caso ele não consiga pagar, e nas mesmas condições do mutuário. O comitê espera que o fiador tenha aplicações financeiras comprovadas de pelo menos 10 vezes o valor do empréstimo solicitado.


Recomendamos que você submeta a sua solicitaçao ao Guemach. O Comitê de Crédito pode aceitar o seu fiador ou conceder um empréstimo abaixo do que foi solicitado.


O fiador não precisa mostrar todas as aplicações financeiras que possui, mas apenas o suficiente para satisfazer o comitê de crédito. Em casos excepcionais, e no caso de pessoas bem conhecidas por membros do Comitê de Crédito, o fiador não precisa enviar comprovante de aplicações financeiras.


Consiga um novo fiador e resubmeta sua solicitação.Você pode resubmeter sua solicitação quantas vezes quiser, desde que com fiadores diferentes.


Historicamente, 90% das respostas são dadas em até 2 dias úteis.


Uma vez que o empréstimo é aprovado, o mutuário e o fiador tem que juntar uma pequena documentação e assinar 3 vias de um contrato e uma nota promissória com o Guemach. Já tivemos casos em que os recursos foram liberados 24 horas após a aprovação do comitê de crédito.


Você irá receber boletos bancários, que podem ser pagos em qualquer banco.


De um modo geral, a primeira parcela do empréstimo vence entre 30 e 60 dias a partir da data do contrato.


O Guemach atua como uma empresa de crédito, e existe a incidência de Imposto sobre Operações Finaceiras (IOF) sobre empréstimos concedidos pelo Guemach. O Guemach desconta este valor do empréstimo e faz o recolhimento deste tributo no nome do solicitante.


O Guemach sabe que imprevistos podem ocorrer. Nestes casos, entramos em contato com o mutuário e, em situações em que o mutuário não pode ou não consegue pagar, o fiador é acionado. Até abril de 2012, 9% dos fiadores foram acionados.


Você pode pedir para o Guemach emitir um único boleto com todo o saldo devedor.


Não serão aceitos empréstimos com menos de 2 anos de quitação do último empréstimo ao mesmo mutuário ou seu familiar, porém acima de 2 anos o comitê de crédito terá a total liberdade de eventualmente reprovar a operação se não houver condições de sobra de caixa do GUEMACH para viabilizar.


Infelizmente não. Precisamos de um fiador para conceder o empréstimo.


Sim, a nossa regra é que um fiador caracterizado como bom risco de crédito pode ser fiador de até 10% da carteira de empréstimo limitado a R$ 50.000,00 no máximo.